Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parceria

Para oferecer qualificação profissional que atenda às exigências do mercado, o SEST/SENAT e a Mercedes- Benz ampliaram a parceria já existente desde o ano passado. Mais quatro caminhões foram entregues para a utilização nos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo sistema. A solenidade aconteceu no dia 26 de agosto, na sede da montadora, em São Bernardo do Campo (SP).
Os veículos atenderão pelo menos 30 unidades dos conselhos regionais do SEST/SENAT de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Nordeste 4 (Bahia e Sergipe). O contrato tem validade de um ano. Cada conselho deve capacitar 350 motoristas. Waldemar Araújo, presidente do Conselho Regional do SEST/SENAT de Minas Gerais, espera que os caminhoneiros capacitados se tornem multiplicadores e possam mudar o perfil do profissional no mercado. "Eles não serão apenas motoristas, e sim técnicos em direção." O presidente do conselho de Santa Catarina, Pedro Lopes, acredita que "a vivência na prática faz com que o motorista dirija de forma mais segura e econômica".
A falta de mão de obra qualificada é uma realidade nacional. Hoje, os caminhoneiros têm que estar aptos a manusear equipamentos de rastreamento via satélite, rádiocomunicadores e computadores de bordo. Para o presidente do Conselho Regional Nordeste 4, Antônio Carlos Knitell, a parceria vai proporcionar ao Sest/Senat desempenhar ainda melhor sua função enquanto instituição formadora de mão de obra.
Os cavalos-mecânicos cedidos pela Mercedes passaram por adaptações. Na cabine,  foram instalados bancos para quatro pessoas, além do instrutor. Todos os veículos estão equipados com gerenciamento eletrônico do motor, computador de bordo, freios ABS e sistema de gestão de frota via Internet. De acordo com Paulo Caleffi, presidente do conselho do Rio Grande do Sul, atualmente, a entrada de motoristas no mercado é inferior à oferta de caminhões e, por isso, a necessidade urgente da qualificação.
O primeiro caminhão, entregue em novembro de 2008, percorreu 18 unidades no Estado de São Paulo. "Estamos alcançando nossos objetivos. Com o caminhão, os profissionais têm contato direto com o que existe de mais moderno no mercado", diz Flávio Benatti, presidente do Conselho Regional do SEST/SENAT em São Paulo.
Para Euclydes Guedin Coelho, gerente de vendas da Mercedes, os resultados positivos obtidos com os treinamentos em São Paulo levaram à ampliação da parceria. "Acreditamos na competência do SEST/SENAT como instituição formadora de motoristas. Tivemos uma experiência satisfatória em São Paulo e, por isso, concretizamos a entrega de mais quatro veículos."