Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Seminário apresenta prioridades aos transportes menos poluentes

Perspectivas para o uso do combustível renovável em Belo Horizonte e no transporte urbano no Brasil e as novas tecnologias em motores médios e pesados para o uso de combustíveis alternativos. Esses foram os temas discutidos nas palestras apresentadas na quarta-feira, dia 9, no Espaço Municipal, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro), que encerraram o seminário “O Uso de Biocombustíveis no Transporte Público de Belo Horizonte”, que começou na terça-feira, dia 8.

A solenidade contou com a participação do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, da coordenadora da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Maria Inês de Souza, e o diretor de Engenharia de Produto da Fiat Powertrain, João Irineu Medeiros.

Ramon ressaltou que a contribuição da BHTrans a curto prazo é oferecer um transporte coletivo de qualidade e com opções para que a população da capital possa passar a usar meios de transportes menos poluentes. “O objetivo estratégico é assegurar melhores condições de mobilidade, acessibilidade e conectividade em todo o espaço urbano e contribuir para a sua melhoria em âmbito metropolitano”, disse.

Melhorias

Durante a palestra, foram apresentados projetos estratégicos da BHTrans que visam à melhoria da qualidade ambiental, como Tranporte Rápido por Ônibus (BRT), Pedala BH, Vá de Ônibus, Qualibus e o Cidade Sustentável. Em conjunto, esses projetos têm como objetivo tornar o transporte coletivo atrativo frente ao modo individual. “A meta é ampliar as porcentagens de viagens em modos coletivos, chegando a 70% de participação nos deslocamentos urbanos em 2030”, afirmou Ramon. Para chegar a esse resultado, o crescimento será gradativo, estimando-se que em 2014 a participação seja de 30,9% e, em 2020, 38%. Ele ainda acrescentou que a BHTrans incentiva o uso de combustíveis limpos e novas tecnologias de acordo com contratos de concessão de transporte coletivo por ônibus, a ampliação da frota flex no sistema de táxi e de automóveis particulares.

O evento foi coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com o apoio dos governos estadual e federal, empresas públicas e entidades privadas como a Associação das Indústrias Sucroenergéticas (Siamig) e o Sindicato das Empresas de Passageiros de Belo Horizonte.

Fonte: portalpbh.pbh.gov.br