Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

NTU alerta para impacto milionário no transporte coletivo

 

 
 

O aumento do preço dos combustíveis, decorrente da alta no PIS/Cofins, provocará impacto de cerca de R$ 850 milhões por ano, no setor de transportes coletivos urbanos e metropolitanos.

O cálculo é da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que reúne mais de 500 companhias de ônibus no Brasil. A entidade alerta para a gravidade da situação.

É que o aumento do combustível dos ônibus tem sido maior do que o anunciado pelo Governo Federal, no último dia 20 de julho, segundo o presidente da NTU, Otávio Cunha.

“O Governo havia dito que o reajuste no diesel seria em torno de 7%. Mas, em média, o diesel dos ônibus está 10,6% mais caro”, disse, em entrevista ao Diário do Transporte.

Preocupação

Otávio Cunha acrescenta que o aumento chega a ser desolador em algumas cidades brasileiras, como em Salvador (BA), onde o diesel ficou 16,78% mais caro.

Hoje, o diesel representa em média 23%, do custo do transporte e é o segundo maior gasto para operação de serviços de ônibus – atrás apenas da folha de pessoal.

A alta na tributação sobre os combustíveis foi anunciada pela equipe econômica do Governo Federal, sob a justificativa de cobrir parte dos rombos dos cofres da União. (Com informações do Diário do Transporte)

 

Por Comunicação FETRAM-MG