Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Liberados testes do eSocial para todas empresas

 

O Comitê Gestor do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) disponibilizou, desde o último dia 1º, acesso ao ambiente de testes da plataforma eSocial para todas as empresas do país. Até então, o ambiente estava disponível somente para as empresas de Tecnologia da Informação.


A medida cumpre o calendário estabelecido na Resolução nº 9/2017 e tem como objetivo preparar o setor produtivo para o início da utilização obrigatória do sistema, que se dará em 1º de janeiro de 2018, para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões, e em 1º junho de 2018, para os demais empregadores do país (vide Resolução nº 2/2016).

O ambiente de testes estará disponível para todas as empresas até 31 de dezembro de 2017 e, em função da capacidade restrita do ambiente, sua utilização deverá ser efetuada de forma controlada, atendendo às orientações e aos limites descritos no Manual do Desenvolvedor.

 

 

Atenção

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) informa que, embora reconheça a importância da iniciativa, acompanha com preocupação os problemas e atrasos no desenvolvimento da plataforma do eSocial, que sinalizam severas dificuldades na implementação do projeto, a partir de janeiro de 2018.

Afirma que tem atuado, junto com outras confederações patronais, para registro das preocupações e discussões sobre alternativas que garantam a implementação do projeto. Contudo, por enquanto, o calendário de implementação está mantido, o que reforça a necessidade de preparação e realização dos testes pelas empresas do setor.

Diante desse cenário, solicita-se que as empresas se empenhem para realizar os testes previstos e encaminhem dúvidas, dificuldades e eventuais sugestões ao Canal de Comunicação do eSocial.

O Governo reafirma que as informações encaminhadas ao ambiente de testes do eSocial não terão qualquer valor legal, sendo destinadas exclusivamente ao aprendizado e à ambientação das empresas à nova plataforma. Em função do treinamento, serão aceitas, inclusive, informações a título de simulação, sem qualquer necessidade de correspondência com a realidade.

 

Saiba mais

O eSocial foi instituído pelo Decreto nº 8.373/2014, e constitui-se em instrumento de unificação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas para padronizar a transmissão, validação, armazenamento e distribuição dos dados.

Espera-se que a medida melhore o ambiente de negócios do país, uma vez que não introduzirá nova obrigação ao setor empresarial e diminuirá os custos, processos e o tempo gastos no processamento e transmissão desses dados hoje pelas empresas.

Quando totalmente implementado, o eSocial representará a unificação de 15 prestações de informações ao governo, como, por exemplo, GFIP, RAIS, CAGED e DIRF. (Com informações da CNT)

 

 

 

 

Por Comunicação FETRAM-MG