Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Empresa que não identificar autor de infração terá multa mais severa

 

 

 

As empresas de transporte estão sujeitas a penalidade severa, caso não identifiquem o condutor que cometer infração de trânsito, em até 15 dias após a notificação de autuação. É o que regulamenta a Resolução nº 710, de 25.10.2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A nova norma estabelece que a multa às empresas, aplicada nos casos em que não identificar o autor da infração, custará o resultado da multiplicação do valor da multa originária, pelo número de infrações iguais cometidas no período de 12 meses.

A lei considera infrações iguais aquelas que utilizam o mesmo código de infração, computadas apenas às vinculadas à placa do veículo com o qual foi cometida a ilegalidade, independentemente da fase processual em que se encontrem, desde que seja o mesmo proprietário.

A Resolução nº 710 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 30 de outubro de 2017 e entrará em vigor no dia 30 de novembro de 2017. Na prática, regulamenta o artigo 257 do Código de Trânsito (CTB), referente a penalidades ao condutor e ao proprietário do veículo.

No artigo 257 do CTB, o parágrafo 8º atribui multa à empresa proprietária de veículo que não identificar o condutor infrator. O Contran justifica a resolução à necessidade de unificar procedimentos dos órgãos de trânsito Brasil afora e evitar impunidade nesses casos.

 

Por Comunicação Fetram