Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sistema fará atualização automática de CSVs

 


Operadores de transporte de passageiros dispõem de nova facilidade tecnológica

O Sistema de Habilitação de Transporte de Passageiros (SisHAB), da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), oferecerá mais uma facilidade às empresas de transporte de passageiros: atualização automática dos Certificado de Segurança Veicular (CSVs).

A partir do dia 8 de fevereiro de 2018, o SisHAB checará, automaticamente, a validade dos CSVs que estiverem a oito dias do vencimento, e voltará a fazer a checagem, quando os CSVs estiverem a um dia do vencimento.

A informação é do gerente substituto da Gerência de Habilitação de Transporte de Passageiros (Gehab), Hélio Roberto Silva de Sousa – gerência subordinada à Superintendência de Serviços de Transporte de Passageiros (Supas) da ANTT.

“Caso o SisHAB verifique junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que já consta CSV válido para o veículo, o sistema atualizará a nova data automaticamente, sem necessidade de que a empresa acesse o SisHAB para tal”, explica Hélio.

O gerente substituto acrescenta que, se a empresa desejar atualizar o CSV antes dos 8 dias do vencimento, poderá fazê-lo diretamente via SisHAB.

“Além disso, caso o SisHAB não verifique CSV válido nessas duas verificações automáticas (com 8 dias e 1 dia do vencimento), a empresa deverá acessar o SisHAB e efetuar a atualização manualmente”, informa.

Inovação

Lançado pela ANTT em agosto de 2017, o SisHAB é a ferramenta através da qual serão executadas as atividades de cadastro de empresas, veículos e motoristas do serviço de transporte rodoviário interestadual de passageiros.

É utilizado por todas as empresas do transporte interestadual de passageiros que operam os serviços regulares, de fretamento e também pelas empresas dos serviços semiurbanos, substituindo o envio de requerimentos e documentação em papel, contribuindo com o processo eletrônico.

 

Por Comunicação FETRAM