Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programa do SEST SENAT foca na prevenção de acidentes

 


Van do programa pode ter agendadas visitas a empresas de transporte

 

     No ano em que completa 25 anos, o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) desenvolveu, com a Confederação Nacional do Transporte, o Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes. Trata-se de uma grande iniciativa, que vai ao encontro dos profissionais do transporte em todo o Brasil, onde quer que estejam.

     O programa surge em meio a um cenário alarmante: ocorrência de aproximadamente 40.373 acidentes por ano no Brasil, segundo recente pesquisa da CNT. Como uma das principais causas dos acidentes são fatores humanos, ao lado da infraestrutura das estradas e do estado dos veículos, o SEST SENAT foca na promoção da qualidade de vida, dos cuidados com a saúde e da qualificação profissional do trabalhador do transporte como prevenção.

     Esse compromisso é materializado, no Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes, através de um conjunto de ações. Cada vez mais presente ao lado do trabalhador do transporte, o sistema conhece os seus desafios e está ao lado da categoria para promover um transporte com ainda mais segurança, eficiência e qualidade.

Saúde

     O SEST SENAT entende que ter boa saúde física e emocional é fundamental para profissionais do transporte. Além de atividades de esporte e lazer, o sistema oferece atendimentos gratuitos (para trabalhadores do transporte contribuintes e seus dependentes) em quatro áreas: odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Cursos

     Com qualificação profissional, o trabalhador do transporte se prepara para dirigir com segurança e eficiência e para enfrentar os desafios da atividade. O SEST SENAT oferece mais de 400 cursos presenciais e mais de 200 cursos à distância, cuja relação está disponível aqui: http://www.sestsenat.org.br/#cursos

Dicas de segurança

     A consciência ao volante também faz parte desse conjunto, a fim de evitar acidentes. Daí, a importância de estar sempre atento ao uso do cinto de segurança, obrigatório também no banco traseiro; desacelerar, já que a pressa é uma grande inimiga dos condutores nas estradas; desconectar-se, pois celular e direção nunca combinaram.

     Importante também descansar, ter boas noites de sono antes de dirigir e fazer pausas nas viagens; viajar apenas com o veículo revisado e informar-se sobre as condições das estradas; ultrapassar apenas quando for permitido; alimentar-se bem, porque alimentação saudável proporciona disposição ao motorista nas estradas e nunca usar álcool e drogas. Ao usá-los, o motorista perde os reflexos e a coordenação, habilidades essenciais para quem dirige.

Engajamento

     O presidente do Conselho Regional do SEST SENAT em Minas Gerais, Waldemar Araújo, convida as empresas a conhecer mais o Programa CNT SEST SENAT de Prevenção de Acidentes. “Empresas podem agendar a visita das vans do Programa. Elas devem entrar em contato com a Unidade do SEST SENAT mais próxima para saber mais informações”, orienta.

Com informações do SEST SENAT