Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente da FETRAM parabeniza 25 anos do SEST SENAT

 

“Em 14 de setembro de 1994, era sancionada a Lei 8.706, e com ela o início de uma nova e importante fase para o transporte no País. Passava o setor a ter serviços próprios para atendimento dos trabalhadores dos segmentos de cargas e passageiros, dos transportadores autônomos e seus familiares.

Seriam novos tempos e grandes desafios para implantação de Unidades Operacionais, em todos os Estados visando qualificar, treinar, aperfeiçoar, reciclar e formar os profissionais, executar, desenvolver programas e atender os profissionais na área da saúde, nos campos da assistência odontológica, fisioterápica, psicológica, nutricional, do esporte, lazer, recreação e cultura.

A nova era tinha nomes – SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e SEST – Serviço Social do Transporte.

As primeiras Unidades foram implantadas no ano de 1995 e hoje, transcorridos 25 anos, já somam 147 e outras estão sendo construídas, todas com programas que tem como missão primordial transformar vidas.

Quase 4 milhões foram os alunos atendidos pelo SENAT, em 2017, e próximo dos 5 milhões o número de atendidos pelo SEST.

Com o correr do tempo, programas e projetos novos são implantados, em nível nacional, como os simuladores de direção que permitem os profissionais do volante vivenciar situações impossíveis de serem vivenciadas num treinamento real, todas para dar maior segurança e evitar acidentes. Com igual objetivo, no ano em curso, 1 milhão de motoristas é o número a ser atendido no Programa nacional de Prevenção de Acidentes, realizado por vans móveis com instrutores capacitados a passar técnicas e práticas para a direção segura, qualificando os profissionais.

Contribuindo para a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população, a contribuição do setor, também, veio através da CNT, SEST e SENAT, pelo Programa Ambiental do Transporte – DESPOLUIR que, nos seus 10 anos de existência, atendeu 45 mil transportadores e realizou mais de 2,3 milhões de avaliações veiculares com cerca de 85% de aprovação.

Muitos são os benefícios que o SEST SENAT trazem para os que dele participam, para a população e para a economia do Brasil.

Parabéns a todos os funcionários do SEST SENAT que os fazem grandiosos. Parabéns ao Presidente da Confederação Nacional do Transporte – CNT, Dr. Clésio Andrade, que os idealizou e dispendeu grandes esforços até a sua concretização.”

 

Waldemar Araújo

Presidente da FETRAM

Presidente do Conselho Regional MG do SEST SENAT