O Programa Ambiental do Transporte – Despoluir no setor de passageiros mineiro, desenvolvido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais – FETRAM, já ultrapassa a marca de 30 mil aferições em 2018.
São exatas 3.555 inspeções em setembro, o que mantém a média mensal de 3.400 verificações dos escapamentos dos veículos de transporte de passageiros, a fim de dimensionar a emissão de gás poluente nas 214 empresas participantes do programa.
Rigor técnico
Essa análise é feita por técnicos do Despoluir, nas próprias empresas, através de opacímetros (aparelhos que analisam a fumaça emitida por motores a diesel).
Os veículos com emissões nos padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama recebem selo de aprovação no parabrisa e, nos casos acima dos limites, as empresas são orientadas a identificar a origem do problema e corrigi-lo.
“Assim, além de diminuir a emissão de gases, o programa estimula a manutenção mecânica constante, o que garante mais segurança a motoristas e passageiros”, observa o coordenador do Despoluir na FETRAM, José Vicente.
Esforço conjunto
O presidente da FETRAM, Waldemar Araújo, parabeniza a marca das 30 mil aferições este ano e agradece a todos os envolvidos no Despoluir – Confederação Nacional do Transporte, empresas, técnicos, entre outros – pelo desempenho.
“Buscamos sempre o melhor. Concluímos a renovação da frota de viaturas do Despoluir, mês passado, conquistamos adesão de novas empresas e capacitamos nossos colaboradores, tudo para fortalecer ainda mais o compromisso com a preservação do meio ambiente no setor de transporte de passageiros em Minas Gerais”, reforça Waldemar Araújo.
Por Comunicação FETRAM