A equipe do despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais – FETRAM encerrou 2018, com 41.654 aferições veiculares, realizadas em todo o Estado. O total representa aumento de 15% em relação aos números alcançados em 2017.
O presidente da FETRAM, Waldemar Araújo, atribui essa expressiva marca à adesão cada vez maior das empresas de transporte de passageiros e à dedicação e comprometimento dos técnicos do programa no segmento.
“Temos a expectativa que, em 2019, possamos elevar ainda mais esse número e conquistar novas empresas para o Despoluir, cuja razão de ser é o compromisso com a preservação do meio ambiente, através da empenho das empresas e dos técnicos do programa”, diz.
O Programa
Concebido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Despoluir monitora a emissão de gás carbônico (CO2), através de unidades móveis, diretamente no escapamento dos veículos, e realiza atividades de educação ambiental em diversas frentes.
Essa análise é feita por técnicos do Despoluir, nas próprias empresas, através de opacímetros (aparelhos que analisam a fumaça emitida por motores a diesel).
Os veículos com emissões nos padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama recebem selo de aprovação no parabrisa e, nos casos acima dos limites, as empresas são orientadas a identificar a origem do problema e corrigi-lo.
“Assim, além de diminuir a emissão de gases, o programa estimula a manutenção mecânica constante, o que garante mais segurança a motoristas e passageiros”, observa o coordenador do Despoluir na FETRAM, José Vicente.