O Programa Ambiental do Transporte – DESPOLUIR no setor de passageiros em Minas Gerais iniciou 2019 como terminou 2018: positivo. O total de aferições em janeiro é 12% maior do que no primeiro mês de 2018. São 3.164 verificações contra 2.549 em janeiro do ano passado.
As aferições são feitas por técnicos do Despoluir, nas empresas, por aparelhos que analisam a fumaça emitida por motores a diesel (opacímetros). Os veículos com emissões nos padrões recebem selo de aprovado, e os carros acima do limite são indicados para manutenção.
O aumento das aferições em janeiro é acompanhado pela maior capilaridade do programa nas empresas. O total de firmas de transporte visitadas saltou de 47, em janeiro de 2018, para 73, no mês passado.
O aumento do alcance em janeiro mantém a tendência de crescimento do programa no segmento, executado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais – FETRAM, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte – CNT e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT.
Em 2018, a equipe do Despoluir da FETRAM encerrou o ano, com 41.654 aferições veiculares, realizadas em todo o Estado. O total representa aumento de 15% em relação aos números alcançados em 2017. O desempenho ratifica o compromisso do setor de passageiros com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade no transporte.
Por Comunicação FETRAM