A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana iniciaram, esta semana, em Brasília (DF), debate sobre soluções para superar o dilema da tarifa do transporte público por ônibus no Brasil e outros temas do setor.
As propostas estão reunidas na publicação “Construindo hoje o amanhã – Propostas para o Transporte Público e a Mobilidade Urbana Sustentável no Brasil”, entregue pela FNP, segunda-feira (25.03), à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério do Desenvolvimento Regional.
Diretrizes
As sugestões estão organizadas em cinco programas, considerados essenciais para construção do transporte público de boa qualidade, com transparência e preços acessíveis aos passageiros.
As ações, diretivas e metas apresentadas servem de referência para governantes, gestores públicos e operadores do serviço e foram elaboradas como subsídio para políticas públicas de mobilidade urbana.
Protagonismo
O superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Luiz Carlos Néspoli (Branco), informa que, das 60 milhões de viagens diárias ocorridas no Brasil por meio do transporte público, 90% delas ocorrem por meio do ônibus urbano.
“É um setor merecedor de mais atenção e de mais recursos, especialmente porque esses recursos não poderão vir eternamente apenas dos passageiros que pagam a tarifa”, alertou. (Com informações da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU)
Faça download do documento:
https://www.ntu.org.br/novo/upload/Publicacao/Pub636891186990496763.pdf