A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Minas Gerais – FETRAM fortalece o Projeto de Avaliação da Qualidade do Óleo Diesel, que analisa características do combustível usado pelos transportadores para obtenção de ganhos econômicos e socioambientais. Entre janeiro e 22 de maio deste ano, os técnicos do projeto já visitaram 52 empresas e realizaram 68 testes nos tanques de armazenamento.
A julgar pelo desempenho, a expectativa é que a FETRAM supere este ano o total de 2018, quando visitou 68 empresas e realizou 93 análises no setor de passageiros de Minas Gerais – um dos dois Estados onde o projeto está em andamento (ao lado do Rio Grande do Norte). Os números de empresas diferem dos de testes, porque há transportador com mais de um tanque.
Além da FETRAM, o projeto é desenvolvido pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR, sediada em Natal (RN). O experimento nessas duas federações permitirá que a Confederação Nacional do Transporte – CNT, idealizadora da iniciativa, avalie a receptividade pelos transportadores e possíveis melhorias. A perspectiva é que seja ampliado para outras federações.
Ganho duplo
A Avaliação da Qualidade do Óleo Diesel visa ao benefício ambiental, pois o controle qualitativo diminui a poluição atmosférica, e o ganho econômico, já que diminui gastos das empresas com manutenção corretiva e consumo ineficiente de diesel – que corresponde em média a 25% do custo operacional do transporte de passageiros.
A iniciativa estabelece rotina de análise do combustível e permite solucionar eventuais problemas de recebimento, armazenamento e uso do diesel. Esse procedimento previne gastos com correção de problemas mecânicos, redução da eficiência energética dos veículos e maiores níveis de emissão de poluentes.
Segundo a CNT, é fundamental que as empresas atuem de forma sustentável e incorporem a cultura da verificação da qualidade do diesel, para evitar prejuízos e impactos negativos no meio ambiente, com a poluição atmosférica. Empresas interessadas em aderir ao projeto podem entrar em contato com a FETRAM, pelo email despoluir@fetram.org.br ou pelo telefone (31) 3274 2727.
Por Comunicação FETRAM