Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hora de assumir o comando

Por Clésio Andrade

 

Estamos vivendo uma crise sem precedentes. O Brasil e o mundo enfrentam dois graves problemas associados: o avanço do novo coronavírus – Covid 19 e uma forte instabilidade econômica global.

Não há solução mágica para nenhum dos dois. O Brasil estava indo muito bem, principalmente pela qualidade de seus ministros, notadamente Paulo Guedes e Sérgio Moro, sem dizer do apoio do Congresso Nacional, que vem aprovando todas as reformas que lá chegam. Precisamos de muita serenidade, inteligência e responsabilidade para enfrentarmos esse momento com o mínimo de perdas humanas e econômicas.

Impossível pensar numa crise de autoridade, neste momento, a qual agravará os problemas e nos levará a um caos inimaginável, com explosão da pandemia de Covid 19, falência do sistema de saúde, quebradeira generalizada de empresas, mais desemprego, desabastecimento, mortes e convulsão social.

O presidente Jair Bolsonaro e seu entorno parecem não ter consciência da gravidade da situação.

Seguem em ritmo de campanha, alimentando teorias da conspiração, confrontando os outros poderes da República, negligenciando cuidados com a saúde pública.

Enquanto autoridades do sistema de saúde, governadores, prefeitos, imprensa, e grande parte da população lutam para conter o avanço do novo coronavírus, Jair Bolsonaro insiste em menosprezar os riscos e em desqualificar os esforços que vem sendo feitos para evitar o descontrole da pandemia.

Além de medidas de saúde pública, é fundamental o governo encontrar soluções para evitar uma forte recessão econômica, seja por meio da reorganização do setor produtivo, seja através de medidas de socorro e incentivos a setores essenciais. O pacote anunciado pelo ministro Paulo Guedes é bom mas terá efeitos muito limitados.

O momento exige coragem, seriedade e compromisso com os brasileiros. O país precisa parar para conter a pandemia, mas deve continuar de pé e pronto para seguir em frente quando o momento crítico passar.

Numa hora dessas, a maior autoridade do país precisa assumir a liderança, demonstrar firmeza e capacidade de tomar decisões coerentes, eficazes e mesmo duras, quando necessário. Numa hora dessas, o presidente da República tem que ser a referência, o exemplo, o norte. Tem que se colocar à frente e acima de interesses pessoais e de grupos em nome de um bem maior, que é a vida e o futuro de cada cidadão brasileiro. Nós, apoiadores do Presidente Bolsonaro, reconhecemos sua boa intenção, mas precisamos alertá-lo de que está na hora de assumir o papel de líder desta grande nação em crise.

Clésio Andrade, empresário, empreendedor social, ex-vice-governador de Minas, ex-senador, foi presidente da CNT – Confederação Nacional do Transporte.