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CONHEÇA O SEST SENAT

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) é resultado de um processo de conscientização do setor de transporte e de suas entidades representativas. A instituição foi criada em 14 de setembro de 1993 pela lei nº 8.706. Desde então, o SEST SENAT vem transformando o setor de transporte e milhões de vidas em todo o país.

 

A instituição cresceu, aprimorou seus serviços e se consolidou como referência em capacitação profissional e promoção da qualidade de vida, contribuindo de forma decisiva para o aumento da empregabilidade no setor e para o desenvolvimento do transporte no Brasil. Diariamente, reafirma a sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento profissional, com uma atuação pautada pela responsabilidade socioambiental e por princípios éticos e morais. Hoje a entidade é reconhecida por sua excelência na prestação de serviços 100% gratuitos nas áreas de desenvolvimento profissional, assistência social, lazer e cultura para os trabalhadores do transporte e seus familiares. Essas são conquistas dos colaboradores do SEST SENAT, dos trabalhadores e de todo o setor transportador brasileiro.

 

Organização do SEST SENAT

Segundo a lei nº 8.706/1993, o SEST SENAT é organizado e dirigido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). A estrutura organizacional e administrativa do SEST SENAT compreende os seguintes órgãos:

– Conselhos Nacionais;

– Departamento Executivo;

– Conselhos Regionais;

– Unidades Operacionais.

 

Conselhos Nacionais

Os Conselhos Nacionais são os órgãos deliberativos da estrutura organizacional. São compostos pelos seguintes integrantes: presidente da CNT, que também preside os Conselhos; um representante de cada uma das federações e dos sindicatos nacionais filiados ou que venham a se filiar, bem como das entidades nacionais vinculadas ou que venham a se vincular à CNT; um representante do Ministério do Trabalho e Previdência Social; e um representante da CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres).

 

Departamento Executivo

O Departamento Executivo é o órgão administrativo do SEST SENAT responsável por dar cumprimento aos objetivos legais e estatutários, observadas as diretrizes dos Conselhos Nacionais e as determinações do seu presidente. Entre as suas atribuições, estão: execução do orçamento anual e do plano de atividades aprovados pelos Conselhos Nacionais; elaboração da prestação de contas e do relatório anual de atividades; apoio, orientação e direcionamento das Unidades Operacionais. Com sede em Brasília, sua estrutura física é composta pela diretoria executiva nacional, diretoria adjunta, coordenações e assessorias.

 

Conselhos Regionais

Os Conselhos Regionais são colegiados compostos por presidentes das federações de transporte ou de transportadores autônomos e por presidentes de sindicatos de empresas de transporte ou de transportadores autônomos filiados ou que vierem a se filiar à CNT. Suas bases territoriais devem abranger a área de atuação do Conselho Regional, no todo ou em parte. Além disso, também compõem os Conselhos Regionais até dois representantes dos trabalhadores do transporte, indicados pelas entidades mais representativas existentes na área de atuação do respectivo Conselho.

 

Presidente do Conselho Regional de Minas Gerais: Sr. Rubens Lessa Carvalho Diretora Executiva Nacional do SEST SENAT: Dra. Nicole Goulart Presidente da CNT/SEST SENAT /ITL e dos Conselhos Nacionais: Dr. Vander Costa (2019 a 2023)

 

CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA

Em 1993, o setor de transporte brasileiro deu início a um plano ousado para criar uma rede nacional de desenvolvimento profissional com assistência social para os seus trabalhadores. Sob a presidência de Clésio Andrade, a CNT (Confederação Nacional do Transporte) liderou o movimento pela criação do SEST SENAT.

O SEST SENAT passou a existir por meio da lei nº 8.706, de 1993. Esse marco proporcionou as condições para a consolidação desse grande projeto de qualificar o trabalhador do transporte e oferecer mais qualidade de vida a ele e aos seus familiares.

“O setor de transporte brasileiro está estruturado em bases sólidas. Com visão de futuro, sabe que é componente imprescindível em qualquer processo de desenvolvimento. Sabe também da sua importância para conduzir nossa economia nos rumos do crescimento. Consciente do seu papel, o transportador contribui para a construção de um país regido pela justiça social, democracia, competência e qualidade”.

“A criação do SEST e do SENAT representou um gesto de coragem da classe transportadora, que lutou para assumir suas responsabilidades no campo da assistência social e da formação profissional dos seus trabalhadores” Clésio Andrade.

 

1994-O transporte precisava ser visto e valorizado. Para estimular sua inserção nos veículos de comunicação de todo o Brasil, foi criado o Prêmio CNT de Jornalismo. A premiação abriu portas para o setor e tornou mais conhecidas as questões que envolvem a movimentação de cargas e de passageiros.

O sonho começou a ganhar forma com a inauguração das duas primeiras Unidades Operacionais do SEST SENAT – Vila Jaguara e Parque Novo Mundo (antiga Carandiru), em São Paulo.

Finalmente, os trabalhadores do transporte têm a sua casa. Passaram a ter acesso a demandas antigas e necessárias, como o atendimento em odontologia e outros serviços de saúde. Nesse momento, foram implantados também os primeiros programas de desenvolvimento profissional.

1995-O Brasil precisava de uma ferramenta para fazer o diagnóstico das condições das suas rodovias. Afinal, por meio delas, passa a maior parte das riquezas do país. Então, foi criada a Pesquisa CNT de Rodovias, que avalia a infraestrutura dos principais trechos rodoviários em todas as Unidades da Federação. A Pesquisa é hoje uma referência, auxilia os transportadores no planejamento das suas atividades e subsidia ações do poder público e da iniciativa privada. 15.710 km avaliados.

Era necessário iniciar várias frentes para fortalecer o setor de transporte. Foi assim que nasceu a revista CNT Transporte Atual, que reúne os principais assuntos de interesse do setor e divulga os trabalhos produzidos pela CNT, pelo SEST SENAT e pelo ITL.

No seu primeiro ano, a revista CNT Transporte Atual mostrou a defesa da Confederação em relação à então nova Lei das Concessões como importante instrumento para aproximar o poder público do setor privado.

A CNT já se posicionava contra a elevada carga tributária no Brasil, chamando a atenção para a necessidade de uma reforma estruturante dos impostos no país, além da simplificação da legislação trabalhista.

Mais 7 Unidades Operacionais do SEST SENAT inauguradas: Brasília (DF) Cariacica (ES) Fernão Dias (SP) Limeira (SP) Porto Velho (RO) Rio de Janeiro – Deodoro (RJ) Salvador (BA).

1996-Foi lançada a Rede Transporte, canal de TV Digital para integrar e promover o aperfeiçoamento dos empresários e trabalhadores do setor. As empresas que se interessavam tinham que obter a cessão de uma antena parabólica e de um aparelho de TV junto ao SEST SENAT, em regime de comodato. As videoaulas eram transmitidas via sinal de satélite.

A Confederação se mostrou contrária ao excesso de regulamentação nas relações trabalhistas e defendeu a flexibilização das legislações referentes ao tema. O assunto foi tema recorrente na revista CNT Transporte Atual.

A CNT defendeu a estabilização da moeda e a necessidade de aprovação das reformas estruturantes. Também se posicionou a favor da agilidade nas concessões dos serviços públicos à iniciativa privada, além das privatizações e da regulamentação das emendas constitucionais do petróleo e das telecomunicações.

As Unidades Operacionais do SEST SENAT passaram a contar com um mesmo padrão em todo o país. Ganharam uma estrutura mais moderna e inovadora: em um mesmo espaço, foram disponibilizados os cursos de capacitação e os serviços de saúde, esporte e lazer. Além de integrar os atendimentos, o novo modelo otimizou a gestão e possibilitou a redução de custos.

Reforçando a necessidade de combater o roubo de cargas, o tema foi destaque na revista CNT Transporte Atual e em outras frentes desenvolvidas pela Confederação.

Qualidade de vida e esporte caminham juntos. Em 1996, o 1º Campeonato de Futebol de Campo do SEST SENAT recebeu o então ministro do Esporte, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Certa de que o conhecimento produzido nas universidades pode contribuir para soluções e inovações para o setor transportador, foi criado o Prêmio CNT de Produção Acadêmica. Os trabalhos foram reunidos na publicação. Transporte em Transformação. Dezenove edições foram realizadas em parceria com a ANPET (Associação Nacional de Ensino e Pesquisa em Transportes).

O Custo Brasil era preocupação da CNT, que apontou os prejuízos nas safras de grãos em decorrência de infraestrutura rodoviária ineficiente no país. A defesa do sistema de transporte, com uma visão sistêmica, foi reforçada institucionalmente pela Confederação.

Mais 8 Unidades Operacionais do SEST SENAT inauguradas Anápolis (GO) Conceição do Jacuípe (BA) Eunápolis (BA) Ituiutaba (MG) Registro (SP) Santo Antônio da Platina (PR) São Mateus (ES) Simões Filho (BA)

1997-O presidente da CNT, naquela época, Clésio Andrade, defendeu, por meio de editoriais da revista CNT Transporte Atual e por outros canais, a necessidade de modernização das relações trabalhistas no Brasil. Naquela época, Clésio Andrade já afirmava que a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) era uma legislação antiga, que agravava as relações trabalhistas e encarecia os custos das empresas.

A CNT reafirmou a importância de o país passar por uma reforma em sua estrutura administrativa, em todos os níveis de governo, pois esse é um dos caminhos para o crescimento.

A Confederação liderou a CNT 97 (Conferência Internacional para Integração e Desenvolvimento), que defendeu um Estado menor e mais eficiente. Mais de mil empresários, técnicos e estudiosos se reuniram em São Paulo para pensar o processo de globalização econômica. Foram propostas soluções e foi debatida a necessidade urgente de reformas estruturantes para o Brasil. Os transportadores entregaram ao governo federal o documento “O Brasil que Queremos”.

Mais 14 Unidades Operacionais do SEST SENAT inauguradas, Belo Horizonte – Serra Verde (MG) Cariri (TO) Contagem (MG) Cuiabá (MT) Fortaleza (CE) Goiânia (GO) Itajaí (SC) Lages (SC) Manaus (AM) Maringá (PR) Paulínia (SP) Teresina (PI) Vilhena (RO) Vitorino (PR)

1998-O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) entrou em vigor. A Confederação Nacional do Transporte teve forte atuação pela aprovação da lei que traria mais segurança para o trânsito brasileiro. Representantes da CNT participaram de grupos de trabalho e de reuniões diversas e atuaram, ainda, no Congresso Nacional.

Saber o que a sociedade pensa e espera sobre transporte, política, economia e outros temas é importante para o planejamento das atividades. Por essa razão, foi para as ruas a 1ª Pesquisa CNT de Opinião.

A CNT criou o ISC (Índice de Satisfação do Cidadão), um dos mais importantes mecanismos de aferição dos anseios e das necessidades dos brasileiros. O ISC foi o primeiro índice nacional a captar as expectativas da população brasileira com relação ao governo federal.  O SEST SENAT lançou cursos de Noções Básicas de Informática e de Inglês para os trabalhadores do transporte. Os módulos foram oferecidos pela Rede Transporte por meio do Programa de Ensino a Distância da instituição.

 

Mais 15 Unidades Operacionais do SEST SENAT inauguradas: Araraquara (SP) Campo Grande (MS) Concórdia (SC) Divinópolis (MG) Florianópolis (SC) Guarapuava (PR) João Monlevade (MG) João Pessoa (PB) Maceió (AL)

Montes Claros (MG) Natal (RN) Pouso Alegre (MG) Resende (RJ) Ribeirão Preto (SP) São Luís (MA). Chega a Montes Claros a unidade do SEST SENAT.1998, entre várias outras inauguradas nos últimos anos.