Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Anastasia critica liberação do Buser em Minas Gerais

Senador criticou medida de Zema que liberou esse tipo de transporte e ressaltou que vai impactar ligação e atendimento às cidades pequenas do Estado

 

Por ADRIANA FERREIRA – Jornal O Tempo

O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) acredita que o transporte intermunicipal e interestadual em Minas poderá ficar precarizado com o decreto publicado pelo governador Romeu Zema (NOVO) que prevê mudanças no serviço feito por fretamento. A avaliação foi feita pelo parlamentar durante o quadro Café com Política, no Super N, desta quinta-feira.

Segundo o senador, que também já foi governador do estado, o decreto viola as regras de concessão. “Nesse campo, o governo não andou bem. Em primeiro lugar sabemos que o transporte regular intermunicipal e interestadual depende de regras de concessão. O que é chamado ônibus de fretamento é lícito e legal para fazer fretamentos, como o próprio nome diz. O que foi regulamentado, em Minas, e que me parece um grave equivoco, é na realidade uma concorrência desleal com os ônibus regulares. Porque esse ônibus ditos de fretamento passam a ser uma espécie de ônibus normal só que não é objeto do contrato com o poder público’, afirmou.

 

Ainda de acordo com o senador Anastasia, os principais prejudicados são o cidadão que conta com um serviço que não oferece garantias, as empresas concessionadas que pagam uma outorga ao Estado para o serviço e o próprio Estado.

O decreto do governo foi publicado no dia 13 de janeiro e facilita a operação de  ônibus fretados ou sob demanda – como os da empresa ‘Buser’ . Desde então, a medida tem sido alvo de impasses. Se por um lado o Estado acredita que a medida é uma forma de garantir a regularização de empresas de ônibus que fazem o transporte de passageiros de forma clandestina, aumentando as penalidades em caso de insistência na operação ilegal, por outro, estão as empresas convencionais de transporte intermunicipal que alegam quebra de contrato e incentivo à concorrência desleal.

 

Confira entrevista completa!