Post Type Selectors

Carta Aberta FETRAM – Aumento de 25% no óleo diesel vai levar Sistema Público de Transporte de Passageiros do Brasil ao colapso

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (FETRAM) vem a público informar que o aumento de 25% dos combustíveis, anunciado pela Petrobras irá impactar em todo o Sistema de Transporte de Passageiros no Brasil que deverá entrar em colapso em várias cidades restringindo suas operações em alguns horários nos próximos dias.

A FETRAM destaca que o reajuste anunciado hoje de 25% terá um impacto médio de 7,5% no custo das empresas operadoras de transporte coletivo. Somados aos aumentos dos últimos dois anos, chegam a incríveis 101,83% de aumentoo que afetará diretamente a vida de 43 milhões de passageiros em todo o Brasil que dependem deste serviço todos os dias.

Cenário de Guerra

Aqui no Brasil, a operação ficará inviável economicamente em várias cidades brasileiras. Em algumas localidades devendo se restringir a horários de pico e em outras deixando de operar em horários deficitários.

Em muitos municípios a receita das empresas não é pelo custo do serviço, mas pelo preço da tarifa. É preciso desassociar da tarifa do usuário, o custo de todo o serviço de transporte, como as gratuidades, por exemplo, esse modelo não se sustenta mais.