Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Campanha nacional alerta para riscos do mototáxi

 

Iniciativa Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus“, da FETPESP e NTU, com apoio da CNT no Brasil e da FETRAM em Minas Gerais, promove a conscientização da população para a utilização do transporte público regular

 

O transporte público regular de passageiros vem sofrendo, desde o início da pandemia da Covid-19, uma acentuada queda da demanda, pela falta de apoio e incentivo a esse setor da mobilidade urbana e pela crescente concorrência dos transportes alternativos, disponíveis à população por meio de aplicativos. Além dos serviços de Uber, 99 Táxis e BlaBlaCar, desde o começo do ano, os mototáxis passaram a atender, por meio de aplicativos, em várias cidades brasileiras, o que aumenta o risco de acidentes com passageiros – 54% dos acidentes de trânsito envolvem motos.

É em defesa do uso do transporte público regular e seguro aos passageiros foi lançada a campanha nacional “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus“.

Com um plano de mídia abrangente, a campanha terá cartazes, banner, outdoor, spots, mídia digital para redes sociais e um vídeo que serão colocados à disposição das empresas operadoras e entidades associadas à FETPESP e à NTU, para veiculação local, por meio de um site criado especialmente para essa finalidade. De acordo com as entidades que assinam a campanha, o desafio é conscientizar os passageiros sobre as escolhas que devem ser feitas e seus riscos, e os benefícios oferecidos pelo transporte público regular de passageiros – o ônibus urbano é o modo de transporte mais seguro que existe.

Segundo um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP), 60% dos profissionais que utilizam moto como veículo de trabalho já sofreram acidentes durante o serviço. Dos motociclistas acidentados, 30% permaneceram afastados de atividades por um período de seis meses a um ano.

 

As peças da campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus” estão disponíveis no site: segurancanaoepassageira.com.br